Atualmente, grande parte dos cosméticos (para os cuidados da pele, por exemplo) são produzidos com químicos sintéticos, uma vez que, através da utilização dos mesmos se consegue efetuar uma produção mais barata e em maior escala. No entanto, a utilização desses químicos faz com que os produtos não sejam necessariamente o melhor para a nossa pele.
Por isso, e devido aos avanços da cosmética natural, orgânica e não testada em animais, tenta-se cada vez mais implementar produtos de cosmética natural no mercado.
A tarefa de substituir os produtos que utiliza por produtos mais naturais e menos tóxicos pode não ser simples, mas existem vários motivos que o podem fazer perceber o quão importante é esta mudança:
- Bons ingredientes – Os ingredientes utilizados na cosmética natural provêm da natureza. Muitos deles são utilizados há muitas centenas de anos, tendo provado, não só a sua eficácia, como a ausência de efeitos secundários.
- Produtos adequados para peles sensíveis – Os ingredientes naturais são muito mais suaves do que os ingredientes sintetizados em laboratório.
- Identificação clara dos ingredientes – Se na lista de ingredientes de um determinado produto estiver designado “fragrância”, “perfume” ou algo similar, não sabemos na verdade do que se trata. No entanto, nos produtos de cosmética natural existe a identificação clara de todos os ingredientes, de forma a que saibamos exatamente o que estamos a colocar na pele.
- Motivos ecológicos – Não é apenas a pele que beneficia com a utilização de produtos de cosmética natural, também o meio ambiente agradece, uma vez que, os produtos químicos apresentam um efeito nocivo para o meio ambiente, não só através de métodos de cultivo prejudiciais para a natureza, mas também porque a sua utilização pelos consumidores vai acabar por poluir os sistemas de abastecimento de água e do solo.
Já as marcas que produzem produtos cosméticos orgânicos estão, por norma, muito mais preocupadas com a utilização de ingredientes que não causem danos ao meio ambiente.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: