Placa bacteriana

O que é a placa bacteriana?

A placa bacteriana caracteriza-se por ser uma camada composta, principalmente, por resíduos alimentares, bactérias e subprodutos que se formam sobre os dentes e gengivas, sendo a principal causa da cárie dentária e das doenças periodontais, que podem levar à perda de dentes.
Inicialmente, cria-se uma película que assume uma consistência mole e se esta não for removida nesta fase, mineralizará, tornando-se dura (designando-se de placa bacteriana/tártaro). Uma vez formada, a composição global da placa bacteriana é diversa, com muitas espécies a serem detetadas em locais individuais, tendo já sido identificadas mais de 600 estirpes bacterianas.

Como remover a placa bacteriana?

Para remover a placa bacteriana (tártaro) é necessário um conjunto de procedimentos clínicos (destartarização e outros), executados por profissionais de saúde oral. No entanto, existem diversas opções complementares que podem e devem fazer parte do processo de remoção da placa bacteriana, nomeadamente, a aplicação de produtos com óleos essenciais de variadas plantas, como a Mentha arvensis, Aloé vera, xilitol, propólis, Tea tree, alho, xitosano, bicarbonato de sódio, carvão ativado, nano-hidroxiapatite, peróxido de hidrogénio, pó de pedra pomes e/ou sílica hidratada. Para além disso, a utilização de Ozonoterapia, é também uma opção eficaz neste sentido, uma vez que, se tem mostrado, cada vez mais, promissora, eficaz e segura em diversas afeções e procedimentos de medicina dentária.

Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: 

Deixe um comentário