O HIIT (High Intensity Interval Training) está para ficar!

O HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade, é um tipo de treino aeróbico que envolve sessões repetidas de exercícios de alta intensidade, intervalados por um tempo de recuperação variado. Sendo que são esses momentos de descanso que permitem que exista um esforço acrescido nas séries seguintes, levando ao alcance de intensidades que não seriam possíveis sem que existissem momentos específicos de recuperação. Por norma, o período de esforço de cada exercício pode variar entre os 45 segundos e os 4 minutos, seguindo-se o período de recuperação que pode ter uma duração igual ou inferior ao período de esforço. Para além disso, esse período de recuperação pode ser passivo, ou seja, em que o praticante se encontra parado, ou ativo, por exemplo, se a pessoa que está a praticar HIIT caminhar durante o seu tempo de descanso.
Este tipo de treino ficou muito reconhecido nos últimos anos, por permitir que em sessões curtas se alcancem resultados iguais e até superiores aos treinos moderados e de longa duração. A verdade, é que desde 2014 o HIIT passou a estar presente nas principais tendências de fitness e acredita-se que continuará a ocupar os primeiros lugares.
O HIIT é uma técnica rápida e intensa que é capaz de queimar mais calorias do que qualquer outro treino, porque o corpo está sempre em esforço e a recuperação tem  de ser muito rápida, levando a que o metabolismo acelere e se queime mais gordura. Para além disso, esta prática diminuí a pressão sanguínea, melhora a saúde cardiovascular, os perfis de colesterol, a capacidade cardiorrespiratória, regula a pressão arterial e aumenta a captação de oxigênio. Promovendo ainda, tal como acontece na prática de outras atividades físicas, a sensação de bem-estar, boa disposição, resistência muscular e o fortalecimento do sistema imunitário.
O ideal é que se executem, no máximo, três sessões de HIIT por semana, se possível intercaladas com outros métodos de treino, como a musculação, por exemplo.
Como já vimos, este é um tipo de treino muito eficiente que muitas pessoas desejam efetuar, podendo ser adaptado e aplicado aos vários níveis de aptidão física dos seus praticantes, incluindo indivíduos em condições físicas mais específicas, desde que exista sempre um profissional de educação física a fazer o respetivo acompanhamento. É também muito importante, de modo a melhorar o rendimento físico e o alcance mais rápido dos objetivos, que se complemente este tipo de treinos com o consumo de suplementação desportiva.


Deixe um comentário