Microalgas – Superalimento com futuro sustentável

As microalgas denominam-se, num sentido lato, num amplo espectro de organismos, frequentemente, fotossintéticos e na sua maioria aquáticos. Possuem uma cadeia produtiva altamente sustentável, tendo em conta que, requerem 300 vezes menos de terra do que a necessária na agricultura convencional e 50 vezes menos de água e energia, comparativamente com a indústria de proteína animal. Para além disso, produzem quatro vezes mais de oxigénio para o planeta.
Apesar de serem conhecidas há vários séculos por serem fonte e suplemento alimentar de vários povos, como os Astecas, só se estão a entender claramente os seus benefícios para a saúde humana, neste momento, sendo até consideradas como o “alimento do futuro”.


Variedade de microalgas

Existem diversos tipos de microalgas, mas pretendemos destacar a chlorella vulgaris que é uma microalga verde de água doce onde estão presentes todos os aminoácidos e ácidos gordos essenciais, a tetraselmis chui, uma microalga marinha unicelular de elevado valor nutricional e a spirulina que apresenta uma coloração azul-esverdeada e um sabor e odor suave.

Benefícios no consumo de microalgas

As microalgas apresentam ser uma potencial fonte de obtenção de variados compostos biologicamente ativos, com uma eficácia superior à verificada pelas tradicionais culturas vegetais terrestes, promovem a regulação do metabolismo, o aumento da imunidade, a desintoxicação do organismo, melhoram as funções cerebrais, físicas e do coração, protegem o estômago contra gastrite e úlcera gástrica e são também indicadas para o tratamento de obesidade. No fundo, apresentam ser um multivitamínico completo que pretende promover uma alimentação nutritivamente saudável e saborosa, incentivando uma rotina e estilo de vida ativo, sustentável e equilibrado.

Sugestões de consumo

Todas as microalgas podem ser consumidas de diversas formas, na verdade, são perfeitas para a utilização nas mais variadas receitas e momentos do seu dia.
Mas sugerimos que comece por experimentar a chlorella smooth em pó, a chlorella white, ou a chlorella honey, que são ricas em proteína, fibra, ómega-3, ferro e vitamina B12. Pode adicioná-las nos seus batidos de fruta, sopas, iogurtes, molhos, bolos e saladas.
Se por outro lado preferir adicionar crocância aos seus pratos, o melhor é mesmo experimentar a spirulina nibs, como cobertura dos seus iogurtes, gelados, saladas e em outros alimentos, ou receitas que considerar.

O importante é mesmo permitir que este superalimento com futuro sustentável faça parte da sua vida. Experimente e diga-nos o que achou!

Deixe uma resposta

OS SUPERALIMENTOS SAUDÁVEIS DO FUTURO