O microbioma vaginal influência a qualidade de vida, defende contra agentes patogénicos e afeta a fertilidade e o sucesso reprodutivo. Por isso, alterações ao seu equilíbrio podem resultar em modificações profundas de estados de saúde.
A composição da microbiota vaginal pode ser afetada por diversos fatores, desde a utilização de antibióticos, atividade sexual, uso de métodos contracetivos e até a forma como se efetua a própria lavagem vaginal. Sendo cada vez mais importante entender o impacto que diversas práticas de higiene vaginal têm sobre a microbiota e as respetivas consequências que trazem para a saúde.
Infeção vaginal mais comum
A candidíase vulvovaginal, vulgarmente designada de candidíase vaginal, é uma das infeções fúngicas mais usuais, afetando aproximadamente 70% das mulheres. Os estudos indicam que todas as mulheres terão, pelo menos, um episódio de candidíase vaginal ao longo da sua vida e, que por outro lado, cerca de 8 a 10% das mulheres são suscetíveis à recorrência deste problema e apresentam cerca de quatro ou mais episódios anuais.
Esta doença é caracterizada por uma condição inflamatória aguda da vulva e da mucosa vaginal que apresenta, por norma, os sintomas de corrimento branco grumoso, eritema, edema e escoriações na vulva e vagina.
Fatores que influenciam o aparecimento desta infeção
O despoletar da maioria dos casos de candidíase vaginal está associado a diversos fatores predisponentes ou despoletantes, como o uso de antibióticos, aumento dos níveis de estrogénios (uso de contracetivos orais, terapias de substituição hormonal, gravidez), atividade sexual, ou a utilização de roupa demasiado justa.
Ozonoterapia como forma de tratamento
Diversos indicativos concluíram que o tratamento através de ozonoterapia intravaginal oferece uma alternativa eficaz ao tratamento convencional com fungicidas, proporcionando uma solução que leva à remissão dos sintomas e, que a utilização de produtos que disponham de óleos ozonizados na sua composição também apresentam efeitos positivos.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: