Todos passamos por fases em que o cabelo fica mais fraco ou em que caí com maior frequência, pois nem sempre o nosso cabelo está na sua melhor versão. Mas o que importa destacar, é que muitas vezes, são os nossos hábitos que comprometem a saúde capilar. De seguida apresentamos-lhe alguns hábitos bastante comuns, mas que enfraquecem, comprovadamente o cabelo.
Dormir com o cabelo molhado
Este tipo de hábito estimula a proliferação de fungos, originando dermatites que provocam o enfraquecimento dos fios e potencializando a quebra e a queda.
Lavar o cabelo todos os dias e com água muito quente
O hábito de lavar o cabelo todos os dias, geralmente, é adotado por pessoas que têm o cabelo mais oleoso. No entanto, a não ser que o seu cabeleireiro o oriente dessa forma, o ideal é dar um intervalo de, pelo menos, um dia entre as higienizações, optando por dias alternados.
Para além disso, é importante ter em conta a temperatura da água quando se efetua a lavagem do cabelo, pois não é aconselhada a utilização de água muito quente. A forma mais indicada é utilizar água morna ou fria.
Pentear o cabelo com muita frequência
Durante vários anos acreditava-se que pentear o cabelo muitas vezes por dia ajudava a mantê-lo brilhante e macio. No entanto, sabemos atualmente, que pentear o cabelo em excesso pode, na verdade, ser prejudicial para os fios de cabelo, uma vez que, o atrito entre a escova e os cabelos pode fazer com que eles quebrem ou sejam arrancados diretamente pela raiz, o que sensibiliza tanto a fibra quando o couro cabeludo.
Utilização de produtos químicos
A utilização constante de produtos químicos para coloração, alisamentos ou outros processos que incluam químicos, agridem bastante o cabelo, deixando-o fraco, com aspeto ressequido e originando até um crescimentos mais lento.
Por isso, se pratica algum destes hábitos corriqueiro, altere-o, de forma a preservar a saúde do seu cabelo.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: