Emagrecer de uma forma saudável é um objetivo importante, não só para melhorar a autoestima, mas sobretudo, porque permite reduzir o risco de desenvolver inúmeras patologias (associadas ao excesso de peso). O primeiro passo para iniciar um processo de emagrecimento é reconhecer o que motivou o excesso de peso. A partir daí, têm de se delinear estratégias que potenciem uma perda de peso sustentada.
Emagrecer e manter o peso perdido, na maioria dos casos, é um processo complexo. Os principais erros cometidos durante esse processo resumem-se à alimentação excessiva e/ou à falta de exercício físico, por isso, é extremamente importante que seja acompanhado por profissionais da área da nutrição e exercício físico.
Porque é que se engorda?
Um aumento de peso, ou seja, “engordar” resulta de um aumento de massa gorda, que provém da ingestão de calorias superior aquelas que são gastas. Essas calorias excessivas, vão-se acumulando e armazenando sob a forma de gordura no nosso corpo. Então, a estratégia mais eficaz para perder peso, passa por gastar mais calorias do que aquelas que se consomem.
Como emagrecer de forma saudável?
Uma dieta deve visar não só a perda de peso, mas também a reeducação alimentar, esta, deve assim, permitir que o peso seja perdido de forma saudável e que exista o ganho de novos hábitos alimentares e físicos que promovam a manutenção do peso a longo prazo.
Para que exista uma perda de peso é fundamental que ocorra um défice calórico, como já mencionámos anteriormente, no entanto, é importante referir que dentro do valor calórico disponível para consumo durante o dia, pode-se fazer uma distribuição entre os diferentes grupos de macronutrientes, como as proteínas, hidratos de carbono e lípidos (gorduras), permitindo desta forma, que exista um consumo de alimentos dos vários grupos alimentares e se evite a ocorrência de carências nutricionais, que estão presentes em dietas muito restritivas.
As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa e dependem de vários parâmetros, tais como: idade, género, nível de atividade física, fase do ciclo de vida (como por exemplo: gravidez, menopausa ou amamentação), histórico clínico (presença de alguma doença), assim como, os objetivos individuais. Também a distribuição dos macronutrientes (proteína, lípidos e hidratos de carbono) varia, dependendo destes mesmos fatores, podendo existir a necessidade, ou não, de reduzir ou aumentar o consumo de um destes macronutrientes, como por exemplo, aumentar o consumo de proteína e reduzir o consumo de hidratos de carbono.
Para perceber qual a dieta mais adequada a si, que lhe irá permitir emagrecer de forma saudável, é necessário compreender quantas calorias deve ingerir diariamente, quais os alimentos que deve consumir, entre outros aspetos, para isso, deve ser acompanhado por profissionais que o possam ajudar nesse sentido e que o façam conhecer melhor o seu corpo e as suas necessidades.
Algumas dicas:
- Não tenha pressa – O mais provável é o seu organismo já ter criado uma habituação ao peso e, por isso, não queira obter resultados em poucas semanas;
- Não exclua alimentos da sua dieta – Faça escolhas mais saudáveis e guarde um dia para cometer uma “asneira”, isto é, comer aquele alimento que lhe apetece mesmo, ainda que não seja a opção mais saudável;
- Controle a ansiedade – Com a cabeça ocupada é menos provável que pense em comida;
- Estipule horários para as refeições;
- Substitua os doces por fruta ou gelatina;
- Beba bastante água – pode beber água simples, água aromatizada (por exemplo: com limão, hortelã, ananás, pepino, canela, etc.) ou optar por beber chás sem açúcar;
- Pratique atividade física;
- Opte por pão, tostas e cereais ricos em fibra que lhe proporcionem maior saciedade e permitam controlar o apetite;
- Acredite que é capaz – A seu tempo e com força de vontade vai atingir os seus objetivos.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: