Eficácia dos óleos ozonizados nas infeções orais

O ozono tem a capacidade de oxidar compostos orgânicos e inorgânicos, reagindo imediatamente com eles, sendo por isso expectável, que para além de atuar como desinfetante, destrua bactérias, vírus e fungos.
O efeito antimicrobiano do ozono é um dos mais estudados na medicina dentária, assim como, a terapia oxigénio/ozono, existindo, por esse motivo, diversos protocolos de gestão da infeção oral. Protocolos, que afirmam que pelo facto dos óleos ozonizados terem a capacidade de estabilizar e libertar o ozono de forma equilibrada, apresentarem ações germicidas e um poder oxigenativo, favorecem a regeneração tecidular, podendo ser utilizados no tratamento de alveolite, após extração do terceiro molar.
Para além disso, a utilização de óleos ozonizados também já mostrou a sua eficácia no tratamento de periodontite, por atuar diretamente na causa principal da patogénese da doença.
A verdade, é que a utilização de óleos ozonizados é tão segura, conveniente e simples na área da medicina dentária, que os mesmos podem ser aplicados não só em tratamentos de dentária em clínica, mas também pelos próprios pacientes em casa.
Exemplos das suas utilizações:

1.Bolsa periodontal 

Em clínica deve ser utilizado com recurso a uma agulha hipodérmica 25G, enchendo a bolsa periodontal (repetindo o tratamento uma vez por semana). Já em casa, o paciente deve aplicar o óleo ozonizado em toda a gengiva.

2. Procedimento cirúrgico 

Em clínica deve ser utilizada água ozonizada na irrigação durante todo o processo cirúrgico e também na lavagem final após a cirurgia. Para além disso, as suturas devem ser cobertas por óleo ozonizado.
Em casa, após um procedimento cirúrgico deve aplicar-se o óleo ozonizado sobre toda a gengiva três a quatro vezes por dia.

3. Peri-implantite 

Em clínica pode ser utilizado na tentativa de salvar o implante, através do uso de gás e água ozonizada para lavagem e desinfeção, realizando bolsoterapia e irrigação. O óleo deve ainda ser injetado uma vez por semana.
Em casa, perante esta situação, deve utilizar o óleo ozonizado após lavagem e aplicar sobre toda a gengiva, três a quatro vezes por dia.

Como podemos verificar, os óleos ozonizados podem ser, de facto, grandes aliados na medicina dentária, por isso, se o seu dentista sugerir a aplicação dos mesmos durante algum tratamento, não fique receoso, porque a sua utilização é extremamente segura e ajudará, significativamente, em diversos procedimentos.

Siga-nos ou contacte-nos através das seguintes redes:

Deixe um comentário