Doença articular inflamatória

A doença articular inflamatória manifesta-se através de dor articular persistente ou recorrente e apesar de ser uma patologia mais recorrente numa população sénior, a verdade é que pode afetar pessoas de todas as idades. Os sintomas mais comuns caracterizam-se pela dor noturna e pela rigidez matinal que se sente no corpo (durante pelo menos 30 minutos). Existem diversos tipos de doenças articulares inflamatórias, sendo que a maioria delas partilham algumas características, nomeadamente, o facto de provocarem a inflamação das articulações e a degeneração da cartilagem articular.

Artrite

A artrite é uma doença em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam as células saudáveis do corpo, causando inflamação nas articulações, principalmente, das mãos, pés, pulsos e joelhos, provocando dor de longa duração, inchaço, dificuldade em segurar objetos e andar, ou até deformações nas próprias articulações.

Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite e uma das principais causas de dor e incapacidade articular. É uma doença, sobretudo, associada ao envelhecimento e, por isso, é natural que vá existindo um aumento na incidência desta patologia, tornando-a na principal causa de morbidade. Ainda assim, as opções terapêuticas usualmente utilizadas não vão muito além de analgésicos, que estão limitados na sua eficácia e relacionados a diversos efeitos secundários e adversos.

Membrana Sinovial

A membrana sinovial constitui o “envelope” das articulações e tendões sinoviais, ao mesmo tempo que fornece componentes de líquido sinovial e nutrientes às cartilagens articulares sendo, cada vez mais, reconhecida como um importante fator que contribui para a degeneração articular na osteoartrite. A sua inflamação é causa e fator predominante da degeneração articular em doenças tão diversas como artrite reumatoide, lúpus ou gota.

Artrose

A artrose ocorre numa situação em que existe uma degeneração da articulação, normalmente, a articulação do ombro, quadril, joelho mão ou coluna, provocando inchaço, dor e rigidez. A artrose surge devido a um desequilíbrio nas células que formam a cápsula que compõe a articulação, fazendo com que a mesma não consiga efetuar corretamente o seu papel de evitar o contacto com os ossos.

As origens destas doenças ainda não estão totalmente identificadas, no entanto, sabe-se que em grande parte derivam da fragilidade das articulações e dos tecidos. Assim, o mais importante é prevenir ou diagnosticar precocemente.

Deixe um comentário