A dermatite seborreica e a caspa são problemas comuns em dermatologia e afetam as áreas seborreicas do corpo, podem até, ser consideradas a mesma condição, visto que partilham muitas das suas características e respondem de forma semelhante aos tratamentos, diferindo apenas em termos de severidade e localização.
A caspa ocorre especialmente no escalpe e apresenta-se, usualmente, sem sinais de inflamação, com comichão e pele descamada. Já a dermatite, afeta diversas áreas do corpo, desde cara e peito, apresentando-se, por vezes, com eritema, inflamação e os típicos sinais da pele em escamas e descamação, associados à comichão. A pele na caspa é usualmente branca/transparente e seca, enquanto na dermatite é, por norma, amarelada e oleosa.
A caspa é a apresentação mais comum e afeta cerca de 50% da população mundial, sendo mais prevalente em homens que em mulheres.
Tratamento
O tratamento da dermatite e da caspa deve incidir na eliminação dos seus sinais, na eliminação dos sintomas associados – especialmente a comichão – acabando por levar a um estado de remissão, mesmo que a longo prazo.
Nas terapêuticas não convencionais a utilização de óleo de tea tree, as lavagens com alecrim e a utilização de Ozonoterapia mostram ter bastante sucesso na erradicação dos sintomas, devendo ser a primeira linha de tratamento, tendo em conta que são eficazes e de elevada segurança.
Na realidade, a utilização dos óleos ozonizados parece ser a melhor abordagem, seja com recurso a tratamentos localizados com óleos ozonizados ou lavagens com shampoo e/ou gel de banho, já que estes melhoram a resposta imunitária, recuperam o microbioma da pele e eliminam eficazmente a caspa, sendo por isso uma abordagem que consegue eliminar os sinais, melhorar os sintomas associados e levar a um estado de remissão.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: