O que é o metabolismo?
O metabolismo é o termo utilizado para designar a capacidade que as células têm para utilizar adequadamente os alimentos que ingerimos. No fundo, baseia-se no conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo para transformar e utilizar a energia que se obtém através dos alimentos, bem como, eliminar os resíduos metabólicos.
Para controlar alguns distúrbios metabólicos que causam excesso de peso, níveis elevados de açúcar no sangue e aumento do colesterol e triglicéridos, entre outros, precisamos de conhecer melhor o nosso corpo. No funcionamento metabólico interagem muitos elementos fundamentais como hormonas, órgãos e glândulas. Se todos estes elementos funcionarem harmoniosamente, a sua vida e a sua saúde serão melhores.
Tipos de metabolismo
O metabolismo de uma pessoa não é igual ao de outra, podendo variar em indivíduos do mesmo género, idade, peso e altura. Há metabolismos mais lentos e outros um pouco mais acelerados. Esta característica depende fortemente da componente genética e hormonal de cada um, mas a taxa metabólica é influenciada por vários outros fatores. Por exemplo, a massa muscular gasta mais calorias do que o tecido adiposo. Com a idade, há uma diminuição progressiva do metabolismo, provocada pela menor atividade das células, pelas alterações hormonais características da idade e pela natural redução da massa muscular. No entanto, um metabolismo mais lento do que o normal pode dever-se também ao sedentarismo, ciclos constantes entre emagrecer e engordar, uma dieta desequilibrada, o mau funcionamento da tiroide, o consumo insuficiente de água e um sono inadequado.
De uma forma geral, o metabolismo pode influenciar diretamente a facilidade ou dificuldade que uma pessoa tem em engordar ou emagrecer, pois está diretamente relacionado com o gasto de energia que o organismo tem ao longo do dia.
Como estimular o metabolismo?
É possível estimular o metabolismo de forma a que este se torne mais acelerado, principalmente, se tiver como hábito:
- Praticar atividade física;
- Dormir, pelo menos, 8 horas;
- Consumir alimentos termogénicos – ou seja, alimentos cujo organismo tem mais dificuldade em digerir, provocando por isso um maior gasto energético, como por exemplo: chá verde, pimenta preta, canela, caril, cacau, gengibre, etc;
- Manter-se hidratado;
- Consumir alimentos/suplementos ricos em vitamina B12 – por exemplo, carne, cereais integrais e leguminosas;
- Fazer jejum intermitente – por ajudar a diminuir os níveis de insulina e glicose no sangue, obrigando o corpo a utilizar as células de gordura para fornecer energia e promovendo, por isso, o aceleramento do metabolismo.
Desta forma, compreendemos que o metabolismo é essencial para o equilíbrio do nosso organismo, sendo que um metabolismo acelerado pode ser uma mais valia para quem tem o objetivo de atingir um peso e organismo saudável.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: