Inicialmente, as barras proteicas surgiram para complementar a alimentação de desportistas, tendo em conta que, as necessidades proteicas de quem pratica exercício físico de forma regular e intensa são, logicamente, superiores. Porém, com a evolução do mercado de nutrição desportiva já existem imensas barras proteicas que não são elaboradas unicamente para quem pratica atividade física com regularidade. O seu consumo é encarado como uma forma simples e prática de ingerir proteína e de se efetuar uma refeição saciante, em qualquer lugar, a qualquer hora e por qualquer pessoa.
Assim sendo, este tipo de snack, que combina a sua praticidade com um elevado valor nutricional, pela presença de proteína e vitaminas, está disponível para compra em supermercados, farmácias, lojas de desporto, lojas online, entre outras.
O que é uma barra de proteína?
De maneira bastante resumida e simples, uma barra de proteína diferencia-se das barras comuns de cereais pela sua formulação nutricional. As barras de proteína, ao contrário das barras de cereais onde são adicionados vários tipos de açúcares, são formuladas para oferecer doses de proteína, um macronutriente importante. A sua quantidade de proteína é, cerca de dez vezes maior do que a proteína presente em barras comuns, equiparando-se, desta forma, aos alimentos mais ricos nesse nutriente, como a carne e os produtos lácteos.
As barras proteicas ideais
A variedade de barras proteicas é imensa e, por isso, existem barras ideais para todas as pessoas, consoante os seus objetivos. Algumas delas contêm mais carboidratos e são destinadas ao aumento de peso, outras possuem menos carboidratos e mais fibras, o que é ótimo para alcançar o objetivo de emagrecimento. As barras paleo, por exemplo, são constituídas, por norma, apenas por ingredientes naturais e sem glúten, sendo assim indicadas para quem não pode, ou não quer consumir glúten. E as barras com um baixo teor em hidratos de carbono são excelentes para dietas hiperproteicas, por controlarem o apetite e apresentarem uma elevada quantidade de proteínas.
Vantagens no consumo de barras proteicas
O consumo consciente de barras proteicas pode ajudar, por exemplo, a perder peso (através do aumento de massa magra), a ganhar energia para a realização de atividades diárias, auxiliar no aumento ou retenção de massa muscular e, para além disso, apresenta muitos outros benefícios, como o fortalecimento do sistema imunitário.
Quando ingerir este tipo de barras?
De forma geral, podemos afirmar que as barras de proteína podem ser ingeridas todos os dias, desde que, quem as consome, entenda que este snack, sozinho, não é ideal para se alcançar uma alimentação equilibrada, pois também é necessário consumir outro tipo de alimentos para que se obtenha a variedade de nutrientes fundamentais para uma alimentação saudável.
O ideal, será sempre aconselhar-se junto de um nutricionista para que consiga saber exatamente qual o tipo de barra e horário mais indicado para a ingerir (tendo em conta os seus objetivos e necessidades).
No entanto, também conseguirá perceber qual a barra mais indicada para os seus objetivos, de acordo com as descrições das mesmas, que já são bastante completas e elucidativas.
Relativamente ao horário, todos sabemos que, por norma, este tipo de alimento é aconselhado como uma opção rápida e prática de lanche.
Por isso, já sabe, se pretende ter uma alimentação equilibrada esta poderá ser uma opção para o acompanhar diariamente, mesmo que não pratique qualquer tipo de exercício físico. O importante é escolher a barra proteica indicada.
Barras proteicas disponíveis no nosso site:
Siga-nos ou contacte-nos através das seguintes redes: