Alimentação vegetariana – Vantagens e desvantagens

A alimentação vegetariana é um regime alimentar que se popularizou nos últimos anos, não só por questões relacionadas com a sustentabilidade, mas também por questões de saúde, ética, religião e cultura. Este tipo de alimentação, de uma forma geral é um termo que serve para descrever padrões de consumo alimentar que utilizam exclusivamente, ou predominantemente, produtos de origem vegetal.
Existem diversas variantes de dietas vegetarianas, em alguns casos por exemplo, podem incluir-se ovos e/ou laticínios, no entanto, todas as variantes têm em comum o facto de excluírem a carne e o peixe.

Tipos de vegetarianismo

  • Vegetarianismo parcial – Quem segue este tipo de alimentação não consome carne, mas come alguns alimentos de origem animal, como o peixe.
  • Ovolactovegetarianismo– É um dos tipos de vegetarianismo que é considerado mais flexível, pois quem segue este tipo de alimentação consome ovos e produtos lácteos;
  • Lactovegetarianismo– É um regime idêntico ao ovolactovegetarianismo, com a particularidade de se consumirem lacticínios e se excluírem os ovos;
  • Veganismo – Caracteriza-se por um tipo de alimentação onde não se come qualquer produto de origem animal, ou seja, para além de não se consumir carne e peixe, também não fazem parte do regime, lacticínios, ovos e outros produtos, como a gelatina e o mel;
  • Crudivorismo – Quem segue uma alimentação baseada no crudivorismo consome os mesmos alimentos que os vegans, desde que estes não ultrapassem os 48 graus. Desta forma, os crudívoros estão limitados a uma alimentação baseada em fruta, vegetais, frutos secos, grãos, cereais, leguminosas, cogumelos, algas marinhas e óleos vegetais, por exemplo;
  • Alimentação macrobiótica – Caracteriza-se, basicamente, por ser uma alimentação vegetariana que excluí os produtos lácteos e os ovos e que apresenta ainda a particularidade dos alimentos consumidos, serem alimentos locais e sazonais;
  • FrugivorismoÉ um tipo de alimentação onde se comem apenas frutas, legumes, nozes e grãos (geralmente crus).

Vantagens da alimentação vegetariana

Uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal possui uma baixa densidade calórica e uma quantidade reduzida de gorduras totais, saturadas e colesterol, o que pode favorecer não somente a perda de peso, mas também permitir que se mantenham níveis baixos de gordura no sangue, prevenindo assim, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para além disso, uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, possibilita que a quantidade de fibras, vitaminas e minerais fiquem dentro dos níveis recomendados, promovendo, uma melhor digestão, o bom funcionamento do intestino e a sensação de saciedade.

Desvantagens da alimentação vegetariana

Ao restringir o consumo de alguns alimentos deixamos, muitas vezes, de ingerir nutrientes essenciais para o nosso organismo. No caso da dieta vegetariana, por serem excluídos alimentos de origem animal, deixam-se de consumir nutrientes como a Vitamina B12, cálcio, ferro e zinco.
Para além disso, quem segue uma dieta vegetariana tem mais dificuldades, normalmente, em comer em restaurantes, porque apesar de existirem cada vez mais pessoas a guiar-se por este tipo de regimes, a verdade, é que não é simples que em restaurantes comuns(ou seja, não vegetarianos) se encontrem muitos pratos onde não existam quaisquer subprodutos animais.
E, por fim, a alimentação vegetariana tem a desvantagem, ao contrário do que muitos pensam, de nem sempre ser saudável, por existirem muitos alimentos para substituir a carne ou o peixe que são bastante processados e com níveis muito elevados de gordura, sódio e açúcar, o que perfaz um maior índice calórico.

No entanto, de uma forma geral, a dieta vegetariana, desde que bem concretizada, é perfeitamente apropriada a qualquer fase da vida, incluindo na infância, adolescência e quando as mulheres estão grávidas. O importante é que exista o acompanhamento por parte de um nutricionista e/ou médico, para que exista uma orientação indicada de possíveis alternativas para suprir o consumo dos nutrientes em falta (que geralmente é atingido por meio de suplementação).

Alguns suplementos indicados caso siga uma dieta vegetariana: 

Siga-nos ou contacte-nos através das seguintes redes: 

Deixe um comentário