Com a chegada da primavera, debater o tema das alergias torna-se mais importante do que em qualquer outra altura do ano, porque é nesta época que as alergias causadas pelo pólen aparecem e afetam grande parte da população. Desta forma, é essencial perceber qual a melhor forma para as evitar ou atenuar. Neste caso, escolhemos apresentar-lhe algumas sugestões simples e o mais naturais possível.
O que são alergias?
As alergias caracterizam-se por ser reações exacerbadas que o nosso sistema imunitário apresenta a determinadas substâncias: alimentos, produtos de higiene, fatores ambientais, ácaros, entre outros, dando origem a pequenas inflamações que, consoante o tipo de alergia, podem ser generalizadas ou localizadas. Assim, o nosso sistema imunitário é estimulado a defender-se desses organismos estranhos. Por isso, é que manter o sistema imunitário equilibrado é extremamente essencial para controlar as alergias e aliviar os seus sintomas.
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas são diferentes consoante o tipo de doença alérgica. Na rinite alérgica a ácaros ou pólenes, por exemplo, são frequentes os espirros, pingo do nariz, congestão, comichões no nariz e, por vezes, nos olhos. Já no caso da asma alérgica, é evidente a tosse, falta de ar, pieira ao respirar e cansaço.
Solução para as alergias
Existem diversas medidas que podem ajudar a evitar uma crise alérgica ou, por outro lado, a aliviar os sintomas provenientes da mesma:
- Fechar as janelas – Se sofre de alergias de primavera, mantenha as janelas e portas de casa fechadas, principalmente, nos dias em que a concentração de pólenes é mais elevada. Prefira persianas em vez de cortinados.
- Tornar a casa num local à prova de alergias – Mantenha a casa limpa para evitar a acumulação de pó, que agrava os sintomas alérgicos, e retire os tapetes, se for possível. Quanto mais limpo o ambiente estiver, mais fácil será controlar as alergias, evitando o agravamento dos sintomas.
- Tomar banho à noite – O banho à noite elimina o pó e o pólen, evitando a sua passagem para os lençóis da cama. No banho, utilize sempre sabonetes e champôs neutros e suaves e não esfregue demasiado o corpo.
- Utilizar óleos essenciais – Através da utilização de óleos essenciais específicos para cada tipo de alergia é possível diminuir os sintomas. A aromoterapia atua num duplo sentido, aliviando a comichão e o mal-estar e, ao mesmo tempo, prevenindo o aparecimento de novas crises alérgicas.
- Consumir suplementos – Existem diversos suplementos no mercado que previnem o aparecimento de crises alérgicas, ou ajudam a diminuir os sintomas associados às mesmas. Apresentamos-lhe duas opções de seguida que têm resultados comprovados nesse sentido, com a especial vantagem de não causarem efeitos secundários associados, como acontece com medicamentos recomendados para o tratamento de alergias.
Siga-nos e/ou contacte-nos através das seguintes redes: